A deriva nas pulverizações tem solução. Os adjuvantes são responsáveis por minimizar esses impactos, garantindo uma colheita mais sadia e de qualidade. Com isso, até mesmo ambientes e condições operacionais menos favoráveis conseguem desenvolver plantas com mais saúde.
Os adjuvantes funcionam como um facilitador de substâncias, ou seja, é um produto meio e não um produto fim, atuando na modificação ou auxílio na ação de um agroquímico ou misturas. Eles são adicionados à calda de pulverização, oferecendo mais qualidade ou até mesmo otimizando a solução do pulverizado, melhorando sua eficiência química, física e biológica. Além da deriva, os adjuvantes também combatem a formação de espuma e ajustam o pH da calda.
Benefícios dos adjuvantes
Segurança para as lavouras é fundamental, pois garante mais produtividade e um produto competitivo no mercado. Para isso, adotar os adjuvantes é considerada uma opção inteligente. Com ele, além de economia dos investimentos a pulverização se torna mais segura e eficaz, com vantagens positivas.
Melhora na distribuição do produto na superfície
Aumenta a fixação do produto na folha
Ajusta o pH da calda
Ação tamponante e estabilizante
Redução da deriva
Diminuição da formação de espuma
Melhora na eficácia dos produtos de controle de fungos e bactérias
Neutraliza argila e matéria orgânica
Aumenta a condutividade elétrica
A fixação é uma característica importante dos adjuvantes. Além de eliminar problemas comuns nas plantações eles ainda ajudam os compostos a fixarem melhor na folha – funcionando como um imã de nutrientes. O resultado não poderia ser diferente: com os adjuvantes o percentual de perda é significativamente menor.
Outro ponto que os adjuvantes ajudam é na uniformidade da gota. Quando formadas no tamanho correto os riscos de espuma ou excesso de produtos em determinadas áreas foliares é menor, reduzindo os riscos de perdas ou diminuição do produto final. Ou seja, as gotas com tamanho < 100 µm são eliminadas, formando gotas maiores e capazes de atingir o alvo correto.
Ele também auxilia para que a gota se espalhe por toda a folha: local de absorção do produto. Com isso, a pulverização se torna ainda mais eficaz e sem desperdício. A economia de produtos é um grande diferencial dos adjuvantes, pois ele pode economizar até 70% dos insumos.
Startec: a evolução dos adjuvantes
Na Brasquímica você encontra o adjuvante certo e com propriedades que são um grande diferencial de mercado. O Startec possui uma tecnologia exclusiva que considera todo o processo de pulverização, promovendo um resultado de excelência.
Ele age corretamente para atingir o alvo pretendido: a planta. Com isso, o desperdício é eliminado, garantindo mais economia aos investimentos com tratamento e manutenção da colheita. Assim, o momento exato da pulverização é otimizado e preservado.
São duas tecnologias para garantir mais qualidade ao plantio: a pré e pós bico pulverizador. A tecnologia de pulverização STC pré bico pulverizador garante o preparo adequado da calda, criando mecanismos de tratamento da água para uma melhor distribuição do produto.
Já a tecnologia de pulverização STC pós bico pulverizador cuida da ação do produto após ser lançado na plantação. Seu alto poder de fixação auxilia na absorção dos nutrientes, fazendo a planta se desenvolver melhor e ficar livre de pragas e fungos.
Com o Startec você terá um adjuvante completo e com tecnologia de ponta para uma pulverização eficaz, pois o tratamento é completo e feito da forma correta. Com isso, o produtor garante vantagem total ao seu produto, que fica ainda mais competitivo e com diferencial de mercado.
Deixe sua resposta