Ao preparar a calda de pulverização é fundamental que o produtor saiba qual é o nível do pH da água recomendado. Isso porque, se os índices estiverem muito altos, você pode estar comprometendo a qualidade da pulverização. Quando seu pH está modulado na faixa adequada é possível controlar as adversidades que comprometem a pulverização – e por isso a utilização de um redutor de pH se faz necessário.
O redutor de pH é um produto muito usado no preparo da calda, que trata a água e estabiliza o pH, tornando adequada para o recebimento das misturas. O resultado é uma calda sem alterações de suas características durante todo o processo de pulverização e com ativos totalmente preparados para agir nas plantas.
A influência da água nos defensivos agrícolas
A qualidade da água utilizada no preparo da calda influencia diretamente a eficácia da pulverização. A sujeira que pode existir na água, como argila ou matéria orgânica em suspensão comprometem a mistura das substâncias. Além disso, estudos comprovam que uma água muito alcalina (com pH entre 7,0 e 14,0) diminui a eficiência dos defensivos.
Quando a água é muito alcalina ou dura há uma forte presença de íons de cálcio e magnésio, que provocam uma desestabilização na formulação dos produtos. Esses íons exercem influência direta sobre as moléculas dos ingredientes, impedindo a ação dos defensivos durante a pulverização.
Para que haja a neutralização é necessário utilizar um redutor de pH agrícola. Assim, além da neutralização do pH também é possível neutralizar os íons, também nocivos ao preparo. O pH de melhor desempenho para 99% dos pulverizados está entre as faixas de 4,0 a 6,5; para chegar a este nível os redutores de pH são a melhor opção. Assim, o produtor consegue melhorar a produtividade, pois o tratamento da água será realizado antes do preparo da calda.
O Startec, além de reduzir o pH da água, possui a ação tamponante fazendo com que o pH se mantenha próximo a 4,2 durante a pulverização: um resultado 43% acima do recomendado. Esse índice é o melhor do mercado – já que a concorrência apresenta um tamponamento de 9,3.
Sua múltipla ação permite mais economia ao produtor agrícola, pois em apenas um produto é possível prevenir a deriva e formação de espuma – além de diversos outros benefícios para uma pulverização de qualidade.
Muito importante para quem trabalha com calda pronta, com volumes maiores de água e vários produtos nesta calda, requerendo um tamponamento eficaz, para não haver a desestabilização da mistura durante o processo de pulverização, comprometendo sua qualidade e jogando produto pelo ralo.
A tecnologia Startec considera a pulverização durante todo o seu processo, proporcionando 94% de seu incremento. O produto age em diversas frentes e garante que o defensivo fixe na planta de forma correta, garantindo uma atuação eficiente.
Os produtos da Brasquímica estão presentes em todo o Brasil. São adjuvantes, produtos para nutrição foliar e bioestimulantes formulados por uma equipe altamente qualificada e comprometida em buscar inovação para a produção agrícola do país. Além disso, as matérias primas utilizadas são de alta qualidade, com total controle dos processos e formulações e pesquisas de universidades e usinas que comprovam a qualidade dos produtos Brasquímica.
Conheça nossos produtos e descubra uma forma econômica e inovadora de cuidar da sua produção – solicite um orçamento!
Deixe sua resposta