Evitar perdas na lavoura é uma atitude inserida no dia a dia do campo. No Brasil, há diversos métodos que colaboram com a produtividade da safra. São estudos que trazem a previsão de clima, parâmetros do solo, dentre outras informações que o produtor agrícola pode consultar e implantar medidas para eliminar as perdas ao longo do cultivo.
Entre os estudos mais utilizados está o ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), publicado anualmente em portarias como o Diário Oficial da União e no site do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e revisados sob a metodologia desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Mas não basta adquirir o estudo se não souber como evitar perdas de acordo com as previsões divulgadas. Para ajudar o seu agronegócio a planejar medidas efetivas de prevenção de perdas, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a ter mais rentabilidade no campo. Acompanhe!
Faça o bom uso do ZARC
Esse documento é o ponto de partida para que o produtor possa planejar as próximas safras. Nele, estão quantificados os riscos climáticos que podem gerar perdas na produção de 40 culturas – sendo 15 de ciclo anual e 24 permanentes. Esse pacote tecnológico merece ser observado, principalmente para quem busca crédito rural.
Faça um estudo completo do solo
A redução dos riscos de perda da lavoura pode ser obtida a partir de um estudo completo do solo. Faça um estudo das suas características químicas e físico-hídricas do solo (capacidade de armazenamento de água) e efetue as correções e adubações necessárias, de acordo com a cultura que se deseja cultivar.
Além de todo esse preparo, o produtor rural também pode optar pelo tratamento de sementes, que potencializam a saúde da planta mesmo antes do seu nascimento.
Avalie sua região
Quanto mais informações tiver sobre o local que será feito o plantio, melhor. Por isso, avalie qual cultura se adapta melhor à sua região, de acordo com as condições climáticas e pluviométricas. Vale também consultar quais são os cultivares registrados e certificados pelo Serviço Nacional de Registro de Cultivares.
Garanta a realização do manejo correto
Certificar-se de que o manejo da cultura está sendo feito de forma correta continua sendo fundamental para o bom desenvolvimento das espécies. Por isso, vale assegurar a nutrição da cultura por meio dos fertilizantes foliares, além do controle de pragas e bactérias.
Na Brasquímica, você encontra uma linha completa de fertilizantes foliares, desenvolvidos com um balanceamento adequado de macro e micro nutrientes. Indicado para uma série de culturas, esses produtos são capazes de suprir as necessidades nas mais diferentes fases de desenvolvimento.
São formulações simples, binárias, mix, fosfitos e organominerais e tratamento de sementes – todos com uma composição estável e eficiente para que o seu agronegócio esteja preparado para ter mais produtividade e eficiência.
Além disso, o Startec garante uma pulverização eficiente, com mais economia e menos perda de insumos. Esse poderoso adjuvante garante maior cobertura, prevenção e eliminação da espuma, prevenção e controle da deriva, que são um dos principais problemas durante a pulverização agrícola.
Deixe sua resposta