Outubro é o mês do plantio e colheita de diversas culturas, como a soja, o milho e a cana de açúcar. Isso faz com que o produtor agrícola já tenha que iniciar o planejamento da próxima safra. Com projeções favoráveis, é preciso ter uma estratégia para que todo o investimento em tratamento do solo, sementes, mudas, operação logística, entre outros pontos, possam ser executados de forma a trazer mais rentabilidade.
Quando todas as etapas são pensadas com antecedência, as chances de erros e perdas são minimizadas e o agronegócio ainda consegue projetar quais serão seus verdadeiros ganhos. Para facilitar esse processo, trouxemos algumas dicas de planejamento de uma safra de sucesso. Veja como fazer a produtividade da sua lavoura ter mais rentabilidade.
1: Avalie o cenário atual
Estar por dentro das projeções do agronegócio auxilia a definir os próximos passos. Fique de olho nas previsões e avalie o quanto deverá investir para obter resultados significativos para o seu negócio. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é um dos órgãos que sempre divulgam pesquisas sobre o andamento das safras e ainda prevê a produtividade para a época seguinte.
Além da economia do setor, conhecer a sua capacidade produtiva é fundamental. Assim, você terá em mente os recursos financeiros disponíveis para investir em cada tipo de cultura, além de projetar os valores a serem comercializados, sem perder a qualidade na entrega.
Ao unir essas duas análises, você estará apto a planejar todas as tomadas de decisão. Quando o comportamento do mercado é avaliado, fica mais fácil se antecipar para qualquer escassez ou excesso e vender sempre pelo melhor preço.
2: Invista numa análise técnica
Ter informações sobre o estado do solo, equipamentos e mão de obra disponível também facilita a pensar com realidade no que se precisa para um retorno gratificante. A análise técnica permite avaliar quais as limitações do terreno e o que será preciso para tornar o espaço ideal para uma boa produtividade.
3: Gerenciamento de riscos
Assim como qualquer planejamento, independente do setor, pensar na gestão de riscos é importante. Aqui, é preciso englobar todas as etapas de uma safra e ir além do âmbito financeiro. Entenda quais condições climáticas podem afetar a região, tipos de pragas que costumam surgir, produtos a serem utilizados, entre outros.
4: Planejamento operacional
Além do antes e durante, o pós também deve ser pensado. Durante a colheita, muitas etapas estão envolvidas, como a logística, armazenamento, maquinário, insumos e área comercial. Para maximizar os resultados, essa etapa precisa ser planejada com cuidado e muita atenção.
5: Compra de insumos
A compra de insumos é processo obrigatório para quem quer manter o seu agronegócio na trilha do sucesso. Vale pesquisar os produtos disponíveis no mercado e avaliar seu real valor – ou seja, qual será o custo benefício que aquela marca trará para a próxima safra.
A Brasquímica é a empresa especialista na formulação de fertilizantes, biofertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes a favor do desenvolvimento do mercado agrícola brasileiro. Instalada em Ribeirão Preto, nossa participação é ativa em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Nordeste. Consulte toda a linha de produtos e solicite agora um orçamento.
Deixe sua resposta