Um bom empreendedor rural deve seguir boas práticasagropecuárias, trazendo o equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental. Para orientar pequenos e médios produtores, foi publicado um manual com uma série de dicas que facilitam o planejamento no campo, como o gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros, que facilitam a diminuição de riscos diversos.
Com dicas sobre como tornar a produção mais sustentável e orientações sobre reflorestamento e empreendedorismo rural, o material pretende ampliar o conhecimento dos produtores agrícolas que buscam mais oportunidade de negócio. Quando o campo adota práticas a favor do meio ambiente, todos se beneficiam: produtores, consumidores, população e futuras gerações.
Principais ganhos
De acordo com o guia, o empreendedor rural que pretende aplicar as práticas em sua lavoura precisa ter esforço e perseverança. No entanto, ao seguir as orientações e implantar mesmo as de maior complexidade, o agronegócio pode usufruir de diversos ganhos.
Produtos sadios e de qualidade
Trabalhadores saudáveis
Sustentabilidade e acesso a novos mercados
Animais bem cuidados e saudáveis
Propriedade limpa, banheiros e depósitos funcionais
Controle da produção e conhecimento das contas
Melhores preços graças ao valor agregado
Menores custos por conta do uso racional dos insumos
Maior produtividade
Menor impacto na natureza
Todos esses ganhos colaboram para um melhor desenvolvimento social, econômico e ambiental em toda a região.
Gerenciamento eficaz
O controle das atividades diárias do campo são essenciais para o melhor gerenciamento da propriedade em todas as fases: produção, transporte, distribuição e comercialização. As orientações do guia consistem em registrar os dados, facilitando na identificação do problema. Há uma série de informações, do plantio à comercialização, que podem ser registradas para facilitar o controle de despesas, permitindo a melhora da qualidade do produto.
Recursos naturais
Outro destaque da publicação é a importância da preocupação com os recursos naturais, seja sua produção agrícola ou pecuária. Segundo o guia, quanto maior for o conhecimento da ação do sol, da água, do solo, de sua fertilidade, do funcionamento das plantas e da ação das pragas, menor serão os impactos negativos ao meio ambiente e o desequilíbrio ecológico, que podem comprometer as terras e a produção.
O compromisso da Brasquímica com a agropecuária também se adequa a essas boas práticas. Desde 2001, nosso compromisso é industrializar e comercializar produtos como fertilizantes, biofertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes com alta tecnologia, qualidade comprovada e seguros ao meio ambiente.
Mais do que o crescimento mercadológico, o trabalho da Brasquímica sempre esteve envolvido na evolução e inovação da produção agrícola, descobrindo novas formas de aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente. Por ter em nosso DNA a responsabilidade em oferecer produtos de excelência, possuímos um laboratório próprio. Sob o comando do Departamento de Qualidade, 100% dos lotes são avaliados, assegurando mais controle, garantia e segurança.
Se você pretende adotar boas práticas agrícolas ou já segue essas orientações, confie em quem também se compromete e valoriza o mercado agropecuário brasileiro. Conheça a Brasquímica e toda a nossa linha de produtos.
Deixe sua resposta