O cultivo de soja no Brasil tem aumentado. Mesmo com o atraso na semeadura, estimativas apontam que a área de plantio desta importante oleaginosa deve bater recorde em 2018, chegando a 34,5 milhões de hectares no atual ciclo.
Quem deseja investir no cultivo da soja deve garantir o máximo potencial produtivo para conquistar uma boa fatia do mercado – seja nacional ou internacional. Com técnicas diversas, aplicadas de maneira adequada, é possível aumentar a produtividade e obter grandes ganhos com esta cultura.
O rendimento da soja é determinado pelo seu peso e número de grãos por planta e unidade de área. E durante seu desenvolvimento, diversos fatores podem influenciar o número de vagens, processo de floração e desenvolvimento reprodutivo – determinando sua produtividade.
Veja agora algumas dicas para uma safra rentável de soja: entenda como plantar, nutrir e proteger a lavoura com recursos muito utilizados e altamente eficazes. Conte com as soluções da Brasquímica para impulsionar sua produtividade e aumentar seu incremento de produção.
Plantio direto
O SPD, ou Sistema de Plantio Direto, se tornou um verdadeiro divisor de águas no cultivo de soja no Brasil. Esse conceito defende que a palha seja mantida intacta após a colheita, de modo a aumentar a qualidade do solo.
Isso porque ela se torna matéria orgânica, transmitindo seus nutrientes àquela área. Essa técnica é perfeita para o manejo do solo e também para a rotação das culturas – o que auxilia o manejo de pragas e doenças.
Criação de áreas de refúgio
Outra técnica relativamente simples, as áreas de refúgio são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico que, como resultado, contribui com o aumento da produtividade da soja.
Para a criação dessa área, é necessário de 20%, no mínimo, de plantas não transgênicas – para que haja o acasalamento dos insetos resistentes a defensivos com espécies suscetíveis, o que gera seres sem resistência.
Maior controle de pragas e doenças
De acordo com dados divulgados pela Aprosoja Brasil, dos US$ 70 bilhões gerados pela produção da soja anualmente, 11% é gerado com a aquisição de insumos, 26% com custos de produção e 63% com beneficiamento, logística, comércio e exportações.
Com um valor alto movimentado antes da porteira, é preciso planejamento e estratégia para que cada investimento não seja jogado fora. Quando pensamos na pulverização de defensivos, é preciso cautela para que o produtor não entre na estatística de desperdício.
Isso porque 70% dos insumos utilizados na calda de pulverização são levados pelo ralo no momento do preparo. Mas isso é algo possível de se evitar: com um bom adjuvante, o produtor permite uma mistura homogênea, capaz de absorver todos os ativos para que a gota possa se formar no diâmetro certo e atingir a folha, com total cobertura da lavoura.
Garanta à sua produção de soja mais produtividade e fique livre de pragas e doenças. Com as soluções da Brasquímica, é possível fazer o tratamento de sementes, nutri-las e ainda fazer a pulverização de defensivos com qualidade e eficiência.
Conheça a linha de melhor custo benefício do mercado e invista no aumento da produtividade do seu agronegócio. Solicite um orçamento agora mesmo!
Deixe sua resposta